Design a site like this with WordPress.com
Get started

O Projeto

O projeto ReCAP visa o desenvolvimento e produção de componentes aeronáuticos compósitos de matriz termoplástica reforçada com fibra de carbono, através da valorização máxima de resíduos industriais e com menor recurso a matérias-primas virgens. O projeto ReCAP objetiva a redução de peso e custo associado ao fabrico de componentes aeronáuticos, implementando um plano de ação inovador assente no desenvolvimento sustentável e competitivo.

Em suma, o projeto pretende desenvolver tecnologias relevantes para o setor aeronáutico, devidamente alinhadas com as principais linhas de inovação e investigação do clean sky 2 e com uma visão estratégica assente na modernização dos modelos industriais para uma economia mais circular.

A figura que se segue apresenta um flowchart dos processos produtivos, cada um com o seu demonstrador. Sendo que, por sua vez, cada demonstrador visa a demonstração tecnológica não só das capacidades ao nível do material e do processo, mas também da adequabilidade dos mesmos à eminente necessidade da indústria aeronáutica em usufruir de meios rápidos de processamento com custos reduzidos.

Como resultado final, o projeto irá apresentar quatro protótipos aeronáuticos primários e/ou secundários como demonstradores das tecnologias implementadas – estampagem a quente com sobreinjeção, moldação por compressão com fibra longa com matéria-prima 100% reciclada, injeção de plástico reforçado com matéria-prima 100% reciclada e soldadura in-situ de compósitos de matriz termoplástica. Espera-se que os produtos finais venham proporcionar valor-acrescentado e visibilidade ao consórcio, funcionando como demonstradores de cada uma das suas competências e permitindo um forte posicionamento nos mercados nacional e internacional, tendo como principais vantagens competitivas o seu caráter inovador, diferenciador e ambientalmente sustentável.

Top

Advertisement
%d bloggers like this: