O projeto ReCAP assente numa iniciativa inovadora a nível nacional, destinada ao desenvolvimento e à produção de novos componentes aeronáuticos de matriz termoplástica, através da valorização máxima de “resíduos industriais” com menor recurso a matérias-primas virgens. Desta forma, cientes das necessidades e dos desafios acima descritos, os promotores do projeto ReCAP têm como objetivo a redução do peso próprio e custo associado ao fabrico de componentes aeronáuticos secundários, por recurso a processos de fabrico de elevada cadência produtiva, implementando um plano de ação inovador assente no desenvolvimento sustentável e competitivo com o objetivo do conceito “resíduo zero”, atribuindo ainda relevância ao incremento associado de performance das componentes a produzir.
- Desenvolvimento de um componente estrutural aeronáutico híbrido de relação massa/desempenho superior:
- Redução de peso em 50% e diminuição de custo em 20% relativamente ao seu congénere em alumínio e mantendo o seu caráter estrutural e funcional;
- Implementação/exploração do processo de estampagem de compósitos de matriz termoplástica e sobreinjeção num único processo com materiais da família do PAEK:
- Especificar e desenvolver meios acessórios aos processos (aquecimento, transporte e deposição de alto débito do blank e transporte para a injeção);
- Especificar/projetar e produzir moldes de injeção de complexidade acrescida;
- Controlar e monitorizar o processo ao nível dos seus principais parâmetros;
- Evolução de modelos de simulação do processo de estampagem a quente de compósitos de matriz termoplástica contemplando contrações e empenos:
- Evolução de modelos existentes com vista à obtenção de outputs como contrações e empenos (por determinação do coeficiente de atrito a várias velocidades de corte) e sua análise sequencial multi-processo (estampagem+sobreinjeção);
- Implementação/exploração de um sistema de reprocessamento de desperdícios produtivos de compósitos de matriz termoplástica:
- Zero desperdício;
- Desenvolvimento de componentes aeronáuticos com base em desperdícios produtivos de matriz termoplástica:
- Especificar e desenvolver meios acessórios ao processo para 2 processos distintos: injeção e moldação por compressão;
- Implementação de novo sistema de soldadura para integração in-situ de componentes em estruturas aeronáuticas de grande dimensão:
- Desenvolvimento e implementação de sistema de soldadura in-situ com aplicação a várias tipologias de demonstradores desenvolvidos no projeto;
- Redução de peso em 10% e diminuição de custo em 20% relativamente à produção de assemblies por utilização de rebites ou parafusos;
